SOBRE NÓS

Mas, antes: prazer, somos a HU.MANA

Através da soma dos contextos, experiências e pontos de vista de duas amigas que nutriam um sentimento comum de amor e ódio pelo universo da moda surgiu a ideia de fazer algo novo. A marca é fruto de um incômodo e um desejo: o incômodo com o cenário atual do mercado e desejo de fazer diferente.

A ideia de criar uma marca de roupas nasceu durante os estágios na área de Comunicação de Moda na faculdade de Relações Públicas. Durante os estágios, percebemos o tamanho do impacto dessa indústria no meio ambiente e na sociedade.

E foi aí que surgiu a dúvida: por que a maioria das pessoas ainda não olham para isso?

Nosso objetivo é encontrar um equilíbrio entre sustentabilidade, condições dignas de trabalho e um consumo mais consciente. Mas como?

Primeiro passo: assumir a responsabilidade

O conceito de fast fashion surgiu na década de 1990, com o barateamento tanto da mão de obra quanto da matéria-prima na indústria têxtil. Ok, mas qual é o problema disso?

Esse novo modelo de produção e consumo se expandiu rapidamente e fez com que, em poucos anos, a indústria da moda se tornasse a segunda mais poluente do mundo, graças à utilização de tinturas de baixa qualidade, insolúveis ou à base de metais pesados; confecção de tecidos derivados de combustíveis fósseis; alto consumo de água; e descarte desenfreado de resíduos e roupas. Além disso, para manter um baixo preço na hora da venda, além de materiais de baixa qualidade, muitas empresas apostam em mão de obra precarizada e mal remunerada.

Entendemos que, para mudar esse cenário, marcas e pessoas precisam se unir e buscar ativamente um novo caminho. Para isso, é preciso ter consciência do problema e do nosso papel como marca. Precisamos assumir a responsabilidade de passar informação de forma clara e transparente, para que as pessoas possam tomar suas decisões de compra com mais consciência.

Além de passar a informação, é nosso papel garantir condições dignas de trabalho para os nossos colaboradores, através de uma remuneração justa, boas condições de trabalho e um espaço aberto para o diálogo direto e transparente. Além disso, nos preocupamos com a qualidade e origem dos materiais que usamos, tanto nas roupas, quanto nas etiquetas e embalagens.

E é isso o que fazemos.

Segundo passo: inspirar e promover a mudança

Queremos ser referência ao inspirar e promover a mudança dos processos produtivos e de um mercado mais justo. Fazemos isso de 3 formas:

Vendendo produtos de qualidade > Cada vez que produzimos uma peça, minimizamos os gastos futuros do nosso cliente e diminuímos a produção de lixo, já que as roupas duram por mais tempo e você não precisará descartá-las depois de poucas lavagens.

Fornecendo condições de trabalho e remuneração justas > Oferecer salários dignos e compatíveis com a complexidade de produção de cada peça é o mínimo que deve ser feito.

Educando através da comunicação > Usamos nossos canais de comunicação para propagar o consumo consciente, prestar contas e tornar nossas etapas de produção transparentes.

Terceiro passo: agir com transparência, humanidade e resiliência

Acreditamos que comunicar e agir com transparência, humanidade e resiliência é essencial para o bom funcionamento de uma empresa.

Ser transparente, tanto na cadeia produtiva quanto na comunicação, permite que nossos colaboradores e clientes de fato “vistam a camisa” e façam parte, ativamente, de um negócio em que acreditam.

Somos motivados por paixões e, por isso, acreditamos que práticas conscientes e humanizadas são essenciais, não só para o bem estar de todos, mas para criar um impacto positivo e crescer de forma responsável. Por fim, somos humanos e, mesmo tentando acertar, cometemos erros. É aí que entra a resiliência. Precisamos ter humildade para reconhecer e admitir nossos erros e, só assim, crescer e nos adaptar às mudanças.

Nós fazemos diferente

Nosso objetivo é sempre entregar produtos de qualidade, produzidos de forma responsável, com mínimo estoque e baixo impacto ambiental. Por isso, estamos sempre em busca de materiais e soluções cada vez mais efetivos.

Queremos que você saiba como nossas peças são produzidas, a complexidade do processo e o caminho das roupas até a sua casa. Nossa comunicação é, e sempre será, transparente, para que você entenda o processo e as suas necessidades antes de decidir se quer investir em nossas peças.

Para não perder nada, nos acompanhe nas redes sociais: @ideiahumana.